terça-feira, 14 de julho de 2009

14 de julho.

Desde o mês de maio tenho um Blog, mas por um motivo ou outro, fora as palavras, frases inicial, de praxe não fiz mais nem uma postagem. Mas hoje resolvi escrever. Sobre o que? Fiquei pensando: Quem sai o "e" ou "i" de Acreano? Senado Federal? E outros.
Numa atitude de indecisão ou mesmo um pedido de ajuda inconsciente o dia do mês registrado no calendário ao alcance da vista me chamou a atenção. A data 14 de julho, de imdiato me fez lembrar um dos personagens da história do Acre.
Quem? Luiz Galvez Rodrigues de Arias, mais conhecido como Imperador Galvez, um espanhol, já algum tempo no Brasil e nos últimos 10 dias do mês de junho de 1899, em terras acreanas. Esse ilustre cidadão, de comum acordo com o Governador do Amazonas, há 110 anos viajou para o Acre, região cobiçada por brasileiros e bolivianos (desentendidos) e propositalmente aguardou a data acima cidada, para não só lembrar a queda da Bastilha (prisão francesa), como pela oratória conviincente ensejar a proclamação do Estado Independente do Acre e ele Luiz Galvez Rodrigues de Arias ser aclamado seu Presidente. Quer saber mais: Leia o livro "Ô de Casa" - Vale a pena.

2 comentários:

  1. Muito bem, escritora Francisca!

    Você é mais uma integrante do clube dos blogueiros. O importante é não fazer como eu fiz (ou não fiz): criei meu blog, arranhei duas frases e nunca mais o alimentei. Resultado: morreu de inanição e de um monte de doença. Estaremos sempre por aqui para acompanhar.

    Bené Damasceno

    ResponderExcluir
  2. NESSE CASO EU ALÉM DE NASCER NO DIA 14 DE JULHO DE 1974,NASCÍ NO APÍCE DA REVOLUÇÃO FRANCESA E QUÊDA DA BASTILHA ,E TAMBÉM NA PEDRA FUNDAMENTAL DA REVOLUÇÃO ACREANA? OLHA AI!NÃO SABIA DISSO!

    ResponderExcluir