sábado, 23 de outubro de 2010

MAIS UMA SUGESTÃO!

A estiagem prolongada, mais o trabalho dos agentes de endemias junto à população e outras providencias não foram suficientes para conter o mosquito da dengue. A trégua esperada no período, por ausência de chuva, não aconteceu e postos de saúde, hospitais público, particular continuam registrando grande número da doença, conhecida popularmente e apropriadamente, como quebra osso e só quem sentiu na pele sabe o quanto o quadro é difícil.


Agora com a chegada do inverno (na região, conhecido como período de chuvas) a situação tende a se agravar, considerando que ele (o mosquito) vai encontrar água suficiente, mesmo aquela contida em pequeninos recipientes, para depositar seus ovos e proliferar, celeremente.

Dessa forma, mais ações preventivas devem ser adotadas e como essas ações são sempre esperadas do poder público, a título de sugestão eis algumas delas, inclusive já conhecidas em outras cidades, setores e outros:

Armadilha para pegar o mosquito da dengue (feita de garrafa pet forma utilizadas em outras cidades);

Comemorar com a população em alto e bom tom com cartaz, faixas ilustrativas, brindes, benefícios pela ausência de doentes e criadouros do mosquito da dengue naquela rua, naquele bairro (situação semelhante, embora sem brindes e gratificações existe no setor de segurança do trabalho cartaz, faixas informando ausência ou não de acidentes de trabalho). E ainda, na copa do mundo limpamos e enfeitamos ruas para festejar, torcer pela nossa seleção (nada contra) e no final a rua mais bonita ganha prêmios.

No caso especifico da dengue, a rua mais bonita é aquela que não tem dengue e com mais essas ações, tomara que sejam muitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário