domingo, 25 de outubro de 2009

MISTÉRIO!
Quem era, para onde foram e por que foram os construtores dos geoglifos encontrados no Acre, a partir de 1970, quando grandes áreas passaram a ser desmatadas e queimadas para criação de gado.
Pelo que já foi encontrado, uma civilização bem numerosa para o espaço ocupado, viveu no Acre, entre os séc. I e séc. XIII e deixaram sua marca. São grandes círculos, retângulos, hexágonos e outros... Cercados de valas que chega até quatro metros de profundidade e média de onze metros de largura. Tudo isso visto do alto, em um sobrevôo, impressiona pela a grandiosidade e perfeição de seu traçado, principalmente, quando em escavações, além de cerâmica, urna mortuária, machado de pedra é encontrado, o que justifica dizer que eles não tinham muitos recursos.
A utilidade dessas estruturas, pela quantidade delas existente deveria ser muito importante para o povo que ali estava. Aldeias fortificadas? Divisão de poder? Rituais? Diversão etc...
As valas, possivelmente, além de delimitar espaços seria também para acumular água e abastecer os habitantes, na falta de outras fontes do precioso liquido, como rios, lagos?
Para onde foram? Pela proximidade, Bolívia, Peru? Quem Sabe!
Por que foram? Mudança de clima falta de alimentos, principalmente água...
As pesquisas sobre o assunto continuam, já tem muita informação armazenada e pode ser acessada na net. Mas, o bom mesmo é que pessoas de outras cidades, países venham ao Acre conhecer a terra de Chico Mendes, nossos sítios arqueológicos e ainda, pela estrada transoceânica ir até o Peru, país vizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário