sábado, 6 de fevereiro de 2010

VALE A PENA VERIFICAR!

Mesmo depois de chuvas intensas, as valas que chegam a ter até quatro metros de profundidade, doze metros de largura e formam os geoglifos já encontrados no Acre, com rara exceção, não acumulam água, diz moradores da área e alguns estudos sobre essas construções.
Como não entendo nada de solo, ainda mais de construções realizadas a mil, ou mais anos fico imaginando qual a técnica que os primitivos acreanos utilizaram e que hoje drena a água de chuvas torrenciais, que caem na região no período invernoso, quando, com estruturas semelhante que são feitas atualmente, na mesma área, não acontece o mesmo.
Será que existe abaixo dessas valas algum reservatório tipo aquela piscina de São Paulo e túnel no Japão, construído para receber o excesso de água da chuva e depois gradativamente canalizá-la para os rios.
Existe não existe reservatórios ou outro sistema com a mesma função (se o assunto já foi esclarecido eu ainda não sei) só uma pesquisa sobre o assunto poderá dizer e quem sabe trazer proveitosos ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário